No post anterior eu falei um pouco sobre cores e quais os sentimentos e sensações que cada uma delas pode gerar nas pessoas (se ainda não leu clique aqui). Mas, após saber qual cor é a ideal para a mensagem que deseja transmitir alguns ainda podem ficar em dúvida de como usá-las, ou seja, combina-las na prática. Se você ficou com esse questionamento, então, esse artigo é para você!

          Hoje vou falar um pouco de uma ferramenta super simples e prática de combinação de cores: o círculo cromático, também conhecido por roda de cores ou círculo de cores. Ele é muito usado tanto por arquitetos e decoradores quanto por designs para encontrar a paleta de cores ideal para cada projeto, oque inclui não só a cor das paredes mas sim tudo que compõem o ambiente como: tapetes, almofadas, mesas, cadeiras, móveis, piso, teto, objetos de decoração, etc. 

 

Círculo Cromático

Oque é?

          É um excelente guia para combinação de cores. Existem diversos tipos, mas o mais comum possui 12 matizes, sendo  3 primarias, 3 secundárias e 6 terciárias.

Como usar?

          Na hora de escolher uma combinação de cores para decorar, é preciso ter em mente os diferentes tipos de harmonização que elas podem estabelecer entre si segundo as “leis de harmonização” e em cima disso decidir a que mais se adapta ao seu gosto e desejo. Segue abaixo essas relações conseguidas através do círculo cromático:

 

  • Cores monocromáticas (ou tom sobre tom): apenas uma cor, que pode estar em diferentes tons;
Tom sobre tom: verde

 

  • Cores análogas: são as que estão lado a lado no círculo cromático. Não há contrastes porque todas têm uma cor em comum. Na decoração, é possível adotar tonalidades semelhantes para criar uma unidade ou intercalar com tons neutros, como bege, branco e preto.
Cores análogas: azul e roxo.

 

  • Cores complementares: são as que possuem mais contraste entre si e estão em posições opostas no círculo cromático, se complementando. O ideal é que uma cor domine o ambiente e depois detalhes na cor oposta apareçam no espaço.
Cores complementares: roxo (cor dominante) e verde (detalhes).

 

  • Cores triádicas: A combinação em tríade é uma outra forma de combinar cores complementares.

 

  • Outros: para os que gostam de ambientes super coloridos existem outras formas de combinação como as abaixo. 

 

Dica extra: como não sobrecarregar o espaço com as cores:

          Para não errar a dica é simples: use o princípio de pareto: 80/20. Ou seja, abuse das cores neutras ou coloridas mas em tons pastéis e suaves em 80% do ambiente e coloque as cores mais vibrantes (saturadas) no restante dos 20%. Assim mesmo que você opte por usar mais de uma cor forte ela certamente ficará discreta uma vez que não será a cor dominante.

80%: Cores neutras como branco e marrom/ 20%: Cores fortes como amarelo, azul e verde.

 

          São inúmeras as possibilidades de combinações de cores que o circulo cromático nos dá. Desde as mais sóbrias e cleans às mais exuberantes e cheias de saturação. Cada um tem um gosto diferente e com essa ferramenta e um pouco de prática você certamente conseguirá chegar em um ponto de equilíbrio. 

Gostou das dicas? deixe seu comentário aqui, vou adorar saber! Até a próxima semana!!

 

 

 

Spread the love
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*