Você sabia que, de acordo com um estudo feito pela We Do Logos (maior comunidade de design da América Latina), 93% das pessoas observam o aspecto visual para consumir um produto ou marca?! Isso significa que tanto o design, composição e cores do produto, quanto o ambiente interno da loja, tudo  é observado e influenciará nas sensações/decisões do seu cliente, portanto devem ser levados em consideração para o sucesso do seu empreendimento.

 

Pesquisa We Do Logos

 

          Sabendo disso, porque não usar as cores à favor do seu negócio?! Quer saber qual é a ideal para transmitir a mensagem correta e aumentar suas vendas? Confira abaixo!

 

Cores quentes:

         Elas tem um grande poder de atração e são altamente estimulantes. Transmitem paixão, alegria, entusiasmo e energia. Mas cuidado para não exagerar pois em excesso pode causar sensação de exaustão, raiva, ódio, saturação, etc. Usos mais comuns: restaurantes (aumentam o apetite e estimulam o consumo impulsivo) e espaços comerciais.

 

  • Vermelho – Força, sensualidade, paixão, perigo, agressividade: sempre temas fortes. Estudos indicam, inclusive, que a visão da cor estimula reações cerebrais e corporais, como a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração. Ter alguns detalhes em vermelho traz calor, mas uma grande quantidade de elemento rubros pode indicar hostilidade e deixar algumas pessoas irritadiças. Cria senso de urgência (uso em liquidações).
  • Amarelo – Universalmente associado a um elemento forte: o sol. Por isso, é vinculado a sensações como calor, alegria, otimismo e claridade, criatividade e urgência.
  • Laranja – Remete a exuberância, diversão e vitalidade. Reflete calor, excitação e entusiasmo. Estimulante porém menos que o vermelho. É a cor preferida por compradores impulsivos.

 

Imagens: vivadecora

 

 

Cores Frias:

          Elas ajudam a criar uma atmosfera relaxante de paz, sinceridade, confiabilidade, calma e profissionalismo. Mas assim como as cores quentes, em excesso também podem transmitir sensações negativas como: desinteresse, tristeza, depressão e até sonolência, por isso devem ser empregados com cautela. Usos mais comuns: consultórios e escritórios.

 

  • Azul – É a cor dita como preferida pela maioria das pessoas no mundo. Sua ligação natural a elementos como céu e mar conferem a ela serenidade e universalidade. Está ligada a temas como confiança, responsabilidade e segurança, além de tranquilidade. Cria senso de segurança e promove confiança na marca. Frequentemente usado em negócios corporativos porque é produtivo e não invasivo. Diminui o apetite e estimula a produtividade.
  • Verde – Saúde, natureza e riqueza são temas frequentemente relacionados ao verde, e é altamente recomendados para quem busca aumentar a criatividade. Representa uma marca amigável, alegre e confiante. Usado em lojas para relaxar os clientes.
  • Roxo – Dosa a força e a paixão do vermelho com a tranquilidade do azul. Vincula-se a temas como sofisticação, espiritualidade, dignidade e mistério. Representa uma marca criativa, inteligente e imaginativa.

 

Imagens: vivadecora

 

 

Cores Neutras:

          Costumam ser combinadas com cores mais brilhantes para ressaltar o efeito da cor quente ou fria ou para tornar o espaço mais sofisticado, sendo seu significado bastante afetados pelas cores que as cercam sejam quentes ou frias.

 

  • Preto – Ao mesmo tempo em que é uma cor extremamente negativa, vinculada a temas como a morte, é também clássica e forte. Bem usada, carrega seriedade, poder, sofisticação, elegância e sedução. Frequentemente usado em negócios corporativos, petróleo, moda, manufatura, marketing e comércio.
  • Branco – Uma cor clean e básica. Remete à simplicidade, clareza e pureza. Esta é a cor certa para quem está em busca de muita luz. O branco ajuda a acelerar o raciocínio e, ao mesmo tempo, dá uma calma sensação de controle e ordem. Usado em lojas para manter aspecto de ambiente limpo e amplo.

 

Projeto 1: Olga Nur arquitetura./ Projeto 2: Juliana Agner arquitetura

 

 

          Agora que já sabe oque a cor pode fazer pelo seu negócio que tal colocar em prática?! Confira mais dicas aqui e até mais!  😉 

 

 

 

 

Spread the love
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*