Muita gente, ao ouvir falar em reforma, já fica apavorada pensando nas dores de cabeça que virão. Mas saiba que você pode sim ter uma obra tranquila planejando e acompanhando cada etapa dela em parceria com o seu arquiteto. Quer saber mais? Confira abaixo as 12 etapas de uma reforma que você deve se atentar para que tudo ocorra nos trinques! 😉

 

1.Projeto

          Nunca comece uma obra sem o projeto estar finalizado. É nessa etapa que você poderá visualizar as medidas mínimas, distribuição dos móveis e os possíveis problemas no papel e resolvê-los antes de serem executados. É muito mais barato solucionar tudo em planta do que ter que fazer alterações durante a obra com a reexecução de serviços já realizados, simplesmente porque não ficaram como você imaginava pelo simples fato de não ter sido previsto em projeto. Imagine ter que quebrar uma parede já pronta porque o espaço ficou apertado e não cabia oque você tinha imaginado ou mesmo ter de alterar um ponto de hidráulica já realizado porque percebeu que ficava melhor em outra parede? Então, se quer evitar os retrabalhos e garantir economia de tempo e dinheiro preste muita atenção nessa etapa!

Projeto

 

2. Orçamentos

          Com o projeto em mãos agora é a hora de orçar os serviços. Faça uma lista de tudo que vai precisar em sua obra e orce com vários fornecedores. Assim você poderá ter ideia de quanto gastará e quais os prazos tanto de entrega e execução de cada serviço como os de pagamento. Analise oque cabe ou não no seu bolso e vá adaptando as escolhas dos materiais e acabamentos. Isso te ajudará a chegar no melhor custo benefício.

Levantar orçamentos para analisar o melhor custo-benefício

 

3.Planejamento

          Esse é o ponto chave para a sua tranquilidade durante este período. Com o projeto e orçamentos em mãos faça uma planilha com todos os dados coletados e planeje a ordem de execução correta dos serviços. Assim você conseguirá visualizar cada etapa e programar as suas datas de início e fim, garantindo um maior controle dos prazos e consequentemente menos atrasos na obra.

Visualize e planeje cada serviço

 

4.Demolições e construções

          Com as 3 etapas anteriores concluídas chegou a hora de iniciar a obra! Comece antes de tudo com a desocupação dos ambientes que serão reformados, com a retirada de tudo que possa ser danificado e não precise estar na obra como por exemplo: móveis, objetos decorativos, pias e vasos (se for o caso), etc. Se não puderem ser retirados certifique-se que tudo estará bem protegido. Em seguida comece a retirada de revestimentos e demolições indicadas em projeto. Retira-se o entulho (contrate a caçamba para a correta destinação) e começa a execução das novas paredes. Aqui também cabe todos os serviços adicionais que sejam antes do acabamento como impermeabilização de áreas molhadas e nivelamento de pisos por exemplo.

Demolições e construções

 

5.Instalações elétricas,Hidráulicas, ar condicionado e automação

          Com as novas paredes já executadas faça as instalações conforme projeto. É extremamente importante que seja preparada, nessa etapa, a infra do ar condicionado (instalação dos dutos) e deixar previstas as passagens para os serviços de automação como dimerização, automação de persianas, caixas de som no teto (ser for o caso), entre outros. Não deixe de consultar uma empresa de automação e ar condicionado antes, para que sejam escolhidos os serviços especiais a serem instalados e também o cálculo correto da carga do ar condicionado, BTUs e etc.

          Em relação as instalações hidráulicas confira as posições e alturas dos pontos para garantir que estejam de acordo com o projeto e peça para que seu encanador teste todas as tubulações antes do fechamento dos rasgos e colocação do azulejo para ter certeza que não há nenhum vazamento e que a pressão da água está de acordo.

Elétrica e hidráulica em drywall/alvenaria

 

6.Gesso

         Nessa fase já devem ter sido passados toda a infra do item anterior e também já marcados os pontos de iluminação no teto (através dos conduítes). O gesseiro fará as tabicas, detalhes de gesso, sancas e cortineiros tudo de acordo com o projeto do arquiteto. 

Instalação forro de gesso

 

7. Bancadas

          Se a sua bancada de banheiro ou cozinha for chumbada na parede (mais indicado por questões de segurança e melhor vedação para evitar infiltrações atrás do armário inferior) e não houver revestimentos ainda, é aconselhável que sua instalação seja feita antes da colocação de pisos e azulejos, pois alguns tipos de pedras produzem também um pó que suja muito. 

Instalação de bancada chumbada na parede

 

8. Pisos e azulejos

          Se o azulejo for somente até meia altura pode ser executado antes da colocação do forro de gesso mas se ele for até o teto e tiver o negativo (tabica) eu indico que seja realizado antes, pois assim o acabamento do encontro azulejo-forro fica muito mais bonito. 

         O piso deve ser um dos últimos serviços a serem executados. Se for um piso de cerâmica ou porcelanato até pode ser colocado antes do gesso mas deve ser protegido, se for um vinílico ou laminado de madeira o ideal é que seja instalado após o forro pronto pois podem danificar com maior facilidade (ficar marcados com o pé do andaime por exemplo). Outra observação importante é sempre conferir se o contrapiso está 100%nivelado para não ter ondulações e diferenças de níveis no piso (garantindo um bom resultado na colocação no seu revestimento).

Regularização e colocação de pisos e azulejos

 

9.Pintura

          Antes de tudo garanta que o piso esteja protegido. Na sequência deve ser feito o amaciamento das paredes (aplicação de massa corrida com lixamento posterior), para garantir uma parede lisinha e uniforme (imperfeições nas paredes são claramente percebidas com o reflexo da luz e vão te incomodar toda vez que olhar para ela, isso eu te garanto! rs). 

 

10.Marcenaria

          Com a obra limpa (praticamente livre do pó, sujeira grossa e entulho) inicia-se a instalação da marcenaria. Os instaladores devem tomar muito cuidado durante a instalação para não riscar ou sujar paredes e pisos, por isso contrate sempre empresas que dão garantia da qualidade da mão de obra e proteja o piso durante o processo de instalação, até o aceite e entregue da obra.

Instalação da marcenaria

 

11. Arrumação final e limpeza

          Agora a obra já está no fim! Faça os detalhes finais como instalação de metais e louças sanitárias, espelhos, luminárias, tomadas e interruptores, rodapés, cortinas, persianas, etc. Lembre-se sempre de contratar mão de obra especializada que possam realizar essas atividades com cuidado e sem danos as partes que já estão prontas. 

Limpeza final de obra

 

12. Traga a sua mudança e seja feliz

          Hora de organizar a sua mudança! Coloque os móveis e objetos decorativos no lugar e bora relaxar e aproveitar o seu novo espaço!

 

          Passar por uma reforma pode ser uma experiência traumática para muitos mas seguindo essas etapas e cuidados citados no artigo acima com certeza você se sairá muito bem e tudo valerá a pena! E ai, pronto para começar a sua reforma? Deixe seu comentário!

 

 

 

Spread the love
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*