Chegou a hora de pintar a sua obra e com tantas opções de tintas no mercado fica difícil saber qual comprar não é mesmo?! Para te ajudar nisso fizemos uma lista dos principais tipos de tintas e seus acabamentos, confira!

 

1.Látex PVA

          Ideal para pintura interna de áreas secas como salas, quartos etc. Ela possui um ótimo acabamento, secagem rápida e odor mínimo, além de um preço bem acessível. Outro ponto positivo é que, como tem base solúvel em água, caso respingue são facilmente removidas com água, facilitando muito a vida do pintor. Os pontos negativos ficam por conta da baixa resistência à ação do sol e baixa lavabilidade (devem ser limpas apenas com um pano úmido pois são facilmente removíveis se lavadas e esfregadas, ficando aquela temida mancha na parede). Em relação ao acabamento é encontrado apenas no fosco pois sua resina não permite variação de brilho. Se seu ambiente não tem umidade e não será tão exposto à ações que possam estraga-la como exposição direta de sol, crianças (que possam riscar essas paredes), alto tráfego de pessoas (que podem acabar esbarrando e arranhando a pintura), ela pode sim ser usada tranquilamente, tendo um bom custo-benefício.

 

2. Tinta Acrílica

          Ela é uma versão melhorada da látex PVA tendo portanto uma resistência bem maior que a primeira. Pode ser aplicada tanto em paredes internas (inclusive em ambientes úmidos como cozinhas, lavanderias e banheiros) como em paredes externas com grande exposição à intempéries. Entre os benefícios estão: secagem rápida, alta impermeabilidade, facilidade na limpeza (as paredes podem ser lavadas), grande variedade de acabamentos (fosco, semi-brilho e acetinado) e facilidade de manuseio por parte do pintor, pois, assim como a látex PVA, essa tinta também possui base solúvel em água. A parte negativa fica por conta do preço que é naturalmente mais alto. Se sua parede for exposta à umidade, for externa ou em áreas de alto tráfego essa é a tinta ideal.

 

3. Tinta Esmalte

          Tinta específica para pintura de superfícies de ferro e madeira como portas e corrimões, não sendo indicada para paredes. Ela é mais complicada de se trabalhar visto que a maioria não é solúvel em água, tendo a característica de formar uma película protetora. Tem um custo mais alto pois são feitas para usos bem específicos que geralmente são áreas menores. Entre os acabamentos disponíveis estão: fosco, brilhante e acetinado.

 

4. Tinta Epóxi e Poliuretano

          Assim como a tinta esmalte, a tinta epóxi também tem usos bem específicos, sendo indicadas para áreas molhadas que demandam altíssima impermeabilidade como piscinas, caixas d’água, boxes de banheiros, etc. e pintura de pisos de alto tráfego como estacionamentos, canchas esportivas etc. Isso porque possui excelentes propriedades físicas, mecânicas e químicas (ou seja, têm excelente resistência à abrasão, aderência, dureza, resistência a água etc.), se esta for a sua necessidade é um ótimo investimento. Também podem ser usadas em áreas úmidas como cozinhas e banheiros. Os acabamentos possíveis são os mesmos da tinta esmalte: fosco, brilhante e acetinado. Entre as suas desvantagens está a necessidade de uma mão de obra altamente especializada (pois se mau aplicada pode ficar cheia de bolhas e áreas descascadas) e seu alto custo tanto em relação à tinta quanto à mão de obra necessária para sua aplicação. 

 

 

Ainda ficou em dúvida? Veja abaixo uma tabela resumo das principais características de cada tinta:

Tabela tipos de tintas e seus usos.

 

          Além dessas tintas, citadas acima, existem ainda muitos outros tipos como: as super laváveis (ideal para ambientes com intenso tráfego de pessoas ou locais onde há crianças), inodoras (perdem o odor em até três horas após sua aplicação), anti-mofo, magnetizadas, para lousa, para texturas, etc. Também existem os vernizes e fundos preparadores específicos para superfícies diversas (como para galvanizados ou gesso, por exemplo). 

 

          Agora que você já conhece as principais tintas do mercado e seus usos, vamos entender qual acabamento é melhor para cada situação. Como já visto anteriormente os acabamentos disponíveis são: fosco, acetinado, semi-brilho e brilhoso. A dica aqui é a seguinte: se o acabamento final da sua parede estiver muito ruim opte pelo acabamento de tinta fosco, pois eles tem o poder de “disfarçar” as imperfeições. Se quiser dar ainda mais requinte pode usar o acetinado que além de disfarçar irá valorizar ainda mais a pintura com o seu acabamento aveludado. O porém fica por conta da limpeza, como possuem menos brilho são mais difíceis de limpar e portanto não são indicadas para ambiente que demandam muito cuidado como circulações com muito tráfego de pessoas ou mesmo quarto de crianças. Se este for o caso é melhor optar pelo semi-brilho ou brilhoso. Lembrando que, se decidir por esse tipo de acabamento o pintor deverá emassar e lixar diversas vezes até garantir que a parede esteja realmente lisinha e uniforma pois quanto mais brilho a tinta possuir maior será o realce de qualquer imperfeição da parede. 

 

Acabamentos de tintas

 

         Em relação à durabilidade dessa pintura vai depender muito das condições de aplicação, exposição e qualidade da tinta aplicada. A quantidade de demãos também pode variar nos mesmos fatores, mas especialistas dizem que de duas à três demãos já são o suficiente para qualquer tipo de acabamento. Recomenda-se que todas as tintas devem ser reaplicadas em intervalos de 2 a 5 anos. E não se esqueça de preparar bem a superfície a ser pintada. 

         Existem vários fatores e tipos de tintas e acabamentos no mercado para os mais diversos usos, por isso, na hora de realizar a sua pintura não deixe de consultar um pintor experiente para aconselhar e te ajudar à comprar os produtos certos que irão dar o acabamento e durabilidade que você deseja!

 

Gostou desse artigo? Gostaria de saber mais ou tem dúvidas sobre outro assunto? Deixe seu comentário. Para mais dicas: clique aqui!

 

 

Spread the love
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*