Existem diversos tipos de tecidos com as mais variadas estampas, cores, texturas e estilos que podem ser usados tanto em sofás e cortinas como nos demais itens da decoração. Para te ajudar a escolher o tecido ideal, dentre tantas opções, listamos abaixo os principais tipos e suas características, confira!

 

1.Melhor custo x benefício

a) Suede: esse é o tipo de tecido mais usado na atualidade. Tem um acabamento aveludado (é uma camurça sintética), não tem trama aparente e é fácil de limpar, no entanto, aconselha-se a impermeabilização do mesmo pois em casos de acidentes com líquidos as manchas são difíceis de serem removidas.

 

b) Chenille: tecido confortável, aconchegante e muito resistente. É largamente usado na decoração devido à beleza e textura das suas fibras. O porém fica por conta da dificuldade na hora da limpeza visto que é um tecido com muitos vincos e absorvente que acaba acumulando poeira e manchando facilmente. Por essas características ele não é indicado para ambientes com crianças, animais de estimação, pessoas alérgicas ou com algum tipo de problema respiratório. 

2.Chiques e resistentes

a)Jacquard: lembra à lona. Tem uma resistência ótima e acúmulo de sujeira mínimo. Transmite sensação de luxo, requinte e beleza.

 

b) Veludo: remete à ambientes clássicos e elegantes. Ideal para ambientes frios já que tendem a ser mais quentinhos;

 

c) Couro natural: são naturalmente impermeáveis. Indicado para pessoas alérgicas e com animais domésticos. É um material muito resistente porém o preço ainda é bem salgado.

 

3.Lindos e chiques porém frágeis

a)Seda e linho: dão um acabamento lindo e sofisticado à qualquer espaço, o porém fica por conta do alto custo e fragilidade do materiais. Portanto aposte nele apenas em almofadas e pequenas peças como poltronas e banquinho ou em ambientes de pouco uso. 

Linho

 

Seda

4.Baratos e práticos

a)Sarja: tecido 100%algodão e bem fino. Não retém calor, nem umidade, ideal para ambientes quentes já que é um tecido “fresquinho”. É maleável, resistente e não absorve sujeiras. Além dessas qualidades ele também tem o poder de dar um ar mais despojado. 

b) Lona: tecido resistente, impermeável e que não suja com facilidade. Assim como a sarja também é composta por algodão, tendo porém uma trama mais simples.

 

c) Couro sintético: uma alternativa ao couro natural, porém menos durável. Dependendo da qualidade pode não ser tão bonito e passar um ar de falso.

5.À prova d’agua

          O único tecido resistente à d’agua é o Acquablock, sendo ideal para áreas externas. Porém ele não pode ser mergulhado na piscina e também não resiste à chuvas muito fortes.

 

 

Gostou? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber a sua opinião.

 

Para mais dicas como esta clique aqui!

Spread the love
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*